Unidades assistenciais da Amil promovem a Semana da Segurança do Paciente 2022 com o tema “Medicação Segura”, indicado pela Organização Mundial de Saúde
Diversas ações foram realizadas para reforçar a importância do tema e contribuir para a minimização dos riscos para os pacientes
Rio de Janeiro, RJ (setembro de 2022) – A Organização Mundial da Saúde (OMS) estabeleceu, em maio de 2019, o dia 17 de setembro como o Dia Mundial da Segurança do Paciente. A data tem como mote estimular todos os entes envolvidos a minimizar os riscos de danos associados à assistência à saúde, promovendo a segurança do paciente e melhorando a qualidade dos serviços ofertados. Segundo a agência, um em cada dez pacientes sofre algum dano enquanto recebe cuidados de saúde e, aproximadamente 43 milhões de problemas relacionados à segurança do paciente ocorrem todos os anos. Entendendo a importância da conscientização de todos os profissionais das unidades do UnitedHealth Group Brasil, os hospitais da Amil e da rede Americas organizaram a Semana da Segurança do Paciente, com diversas ações para reforçar a importância do tema e contribuir para a minimização dos riscos aos pacientes.
Considerando que os erros de medicação são uma das principais causas de danos evitáveis nos cuidados de saúde em todo o mundo, a OMS definiu como lema da Campanha desse ano: “Medicação Segura”, com o slogan “Medicamentos sem danos”, reafirmando os objetivos do Terceiro Desafio Global de Segurança do Paciente de levar informação e conhecimento sobre as práticas inseguras.
Aproveitando a escolha da temática, as unidades do UnitedHealth Group Brasil organizaram, em setembro, ações locais e pontuais como dinâmicas; material informativo; estações físicas com orientações sobre as práticas assistenciais; crachás com as principais informações das metas internacionais; sessões de aprendizagem; lives; jogos temáticos, virtuais e presenciais, para estimular o aprendizado de maneira lúdica; painel informativo; cursos no ambiente de aprendizagem virtual; aulas conceituais; decoração especial; cafés da manhã e da tarde característicos e lembrancinhas personalizadas.
Andréia Aparecida Silva, educadora que atende a unidade Amil Espaço Saúde Santana (SP), contou que as ações trouxeram uma maneira especial de falar do assunto. “Utilizamos uma roleta para que os colaboradores retirassem, de maneira aleatória, perguntas sobre o tema e a cada acerto, ele recebia, além do reconhecimento, uma moeda de chocolate. Foi uma maneira muito divertida de falar de um assunto tão importante”, destacou.
“Todas as ações educativas trouxeram benefícios e qualificações profissionais para os colaboradores assistenciais e administrativos e foram de grande importância para a unidade. Dessa forma, o circuito que organizamos, no Hospital de Clínicas Mário Lioni, promoveu um conhecimento técnico de saúde, assim como a segurança do paciente no ambiente hospitalar e em qualquer local. Nosso objetivo foi alcançado, com apoio das áreas de Educação Corporativa, Qualidade, Serviço de Controle de Infecções Hospitalares (SCIH) e Segurança e Medicina do Trabalho, atingimos todos os profissionais da unidade”, contou Ramaiana Vaz de Carvalho Cardoso Oliveira, enfermeira educadora do Hospital de Clínicas Mário Lioni (RJ).
“O Hospital Vitória promoveu, de forma lúdica, momentos de muita informação e alegria. A principal mensagem que recebemos foi que a segurança do paciente é de responsabilidade de todos, pois um hospital que previne os riscos, garante sucesso no cuidado”, disse Caroline Soares Hernandez, supervisora de enfermagem da maternidade do Hospital Vitória Anália Franco (SP).
“A segurança e a qualidade no atendimento ao paciente devem ser nossas prioridades. O evento sobre as metas internacionais nos possibilitou a aprendizagem continuada e a atualização do tema de uma forma clara, eficiente e com uma pitadinha de humor. Foi ótimo! Parabéns a todos os envolvidos”, agradeceu a enfermeira da Clínica Médica do Hospital Vitória (RJ), Eliete Melo Silva.
Segundo Elaine Ebihara, consultora de Qualidade Amil, o desenvolvimento de ações de sensibilização nas unidades oferecem oportunidade de aprendizado entre as equipes, e reforçam que a segurança do paciente é uma questão prioritária no grupo.