Hospital de Clínicas Mário Lioni é referência em qualidade assistencial e em segurança do paciente na Baixada Fluminense

Com média de 11 mil atendimentos mensais no pronto-socorro, unidade possui centro cirúrgico e setor de diagnósticos, e 110 leitos

Rio de Janeiro, RJ (novembro de 2021) – Inaugurado em 1974, o Mário Lioni é um hospital geral que se destaca na Baixada Fluminense (RJ) pela qualidade e segurança no atendimento aos seus pacientes. Localizado no bairro 25 de Agosto, a unidade possui 9.600 m² e 110 leitos. Seu pronto-socorro recebe mais de 11 mil pacientes por mês, atendendo casos de emergência ortopédica, pediátrica e clínica médica. Com 33 leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI), o Mário Lioni registra uma média de 450 internações mensais e de 300 cirurgias.

Para toda essa estrutura funcionar com sucesso, uma equipe multiprofissional altamente capacitada composta por perto de 530 colaboradores acolhe os pacientes dentro das melhores práticas assistenciais e de governança clínica. Esse trabalho contínuo levou a instituição a ser reconhecida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) com sua maior acreditação, o selo ONA 3, que certifica hospitais que cumprem padrões diferenciados de qualidade e segurança, incluindo aspectos estruturais e assistenciais, revalidado em maio de 2021.

O Mário Lioni ainda foi novamente certificado com o Selo do Programa Distinção no Tratamento da Sepse, do Instituto Latino Americano da Sepse (ILAS), em junho de 2021. Em abril de 2017, havia se tornado a primeira instituição do Brasil a receber essa certificação do ILAS, que atesta que o hospital alcança padrões de excelência para atendimento a pacientes com sepse.

A unidade também detém a Certificação Digital em Qualidade dos Serviços de Enfermagem, que foi concedida em formato digital pela primeira vez no País e confirma a qualidade da equipe de enfermagem sob critérios que impactam na experiência do paciente, e o selo UTI Eficiente da EPIMED, mais importante certificadora de qualidade e eficiência do atendimento de UTI no mundo.

O Hospital de Clínicas Mário Lioni dispõe, ainda, de uma área de suporte diagnóstico que realiza exames em diferentes especialidades, como tomografia, ultrassonografia e ecodoppler. Ao todo, o hospital atende a clientes de 20 convênios.

O Mário Lioni faz parte da Amil desde a criação da operadora de planos de saúde, em 1978. A empresa é integrante do UnitedHealth Group Brasil. A estratégia da companhia no Brasil consiste em fortalecer a estrutura médica do país, contribuindo para que o sistema de saúde funcione melhor para todos.

Reconhecimentos e Acreditações